O discurso iniciado por Cristo em Mateus 24 chega ao capítulo 25, e é estruturado tematicamente em 3 partes:
Mateus 24:4-31 - Sinais da sua volta, respondendo à pergunta dos discípulos;
Mateus 24:32-51 e 25:1-13 - Preparação para sua volta, explicações de iniciativa do próprio Jesus;
Mateus 25:14-46 - Juízo divino para todo o mundo, como consequência de ter ou não se preparado.
Se Mateus 24 é amplo em tratar dos sinais da volta de Cristo e de como reconhecê-lo para não ser enganado, Mateus 25 é amplo em tratar do aspecto da preparação para sua vinda. Na continuação, depois da Parábola das Dez Virgens, Cristo traz ainda duas parábolas sobre as consequências de estar ou não preparado: a Parábola dos Talentos, e das Ovelhas e Bodes.
Na Parábola dos Talentos, Jesus trata das responsabilidades individuais que cada um recebe em utilizar os recursos dados por Deus para o avanço do seu reino na terra. O Senhor levou em consideração as capacidades de cada um. Ninguém foi sobrecarregado nem ficou sem nada para administrar. Nossa vida neste mundo é o grande teste se realmente damos valor ao reino de Deus, iniciando pelas pequenas partes sobre as quais ele nos coloca como responsáveis aqui.
Mas nunca é demais lembrar que o Senhor deseja para nós a vida eterna. E foi por isso que Ele enviou o Seu Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha essa recompensa, a vida eterna.
Leia Mateus 25 #RPSP