Listen

Description

Mateus 2 nos mostra que desde que nasceu, Jesus sempre foi perseguido. Uma outra característica marcante da abordagem de Mateus, é que ele faz questão de relacionar cada acontecimento como sendo um cumprimento das profecias. Isso nos mostra o apreço que Mateus tinha pelas Escrituras, e sua intenção de mostrar aos seus irmãos judeus que Jesus era o Salvador de Israel prometido.

Para Mateus e os demais evangelhos, Jesus é a incorporação da história de Israel. Ele foi perseguido como a nação de Israel, chamado do Egito como seu povo também foi, passou quarenta dias no deserto, assim como Israel passou quarenta anos, foi batizado, assim como o povo de Israel foi batizado ao atravessar o mar vermelho (Cf. 1Co.10:1,2), entre outras referências.

Mateus nunca apela para o fato de ter sido escolhido como apóstolo para descrever a vida de Jesus. Para Mateus, o maior argumento a favor da veracidade de que Jesus era o Messias, era que tudo o que aconteceu com ele estava de acordo com as Escrituras dos profetas. A cada nova parte do seu relato ele sempre justifica com uma citação da Palavra de Deus.

Se Mateus, escolhido para ser apóstolo e tendo convivido com o próprio Jesus procedia sempre justificando tudo pela Bíblia, porque nós deveríamos proceder de forma diferente? Que para cada argumento nosso, haja um Está Escrito que o sustente. Para Mateus, o maior argumento é o da Palavra de Deus. E na verdade, descobriremos que Ele aprendeu isso com Jesus, assim como nós devemos aprender também.

Leia Mateus 2 #RPSP