Na continuação do relato sobre a vida de Jesus, Mateus precisa abrir um parêntesis sobre alguém que foi essencial para o ministério de Cristo. João Batista apareceu com uma mensagem de forte apelo e urgência a todos os israelitas: "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" (v.2). Jesus estava prestes a iniciar seu ministério, implantando o reino de Deus no coração de cada novo discípulo.
O terceiro e último bloco de Mateus nos mostra o encontro entre João e Jesus. Assim descreve Mateus o ocorrido: "Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse" (v.13). Parece que Jesus fez questão de ser batizado a fim de nos dar o exemplo. Se ele, sendo o filho de Deus sem pecado foi batizado, por que nós não o faríamos se sendo pecadores é justamente de arrependimento que precisamos?
No fim do capítulo, Mateus descreve que no batismo de Jesus aconteceu uma das cenas mais belas do Novo Testamento e de toda a vida de Jesus na terra (v.16,17). Nessa única cena, vemos a presença de cada membro da trindade envolvido na obra de salvar os seres humanos. Jesus vivendo entre os homens, o Espírito Santo atuando entre eles e o Pai testemunhando do seu Filho do Céus.
É maravilhoso ver todo o comprometimento de Deus para levar adiante o plano da redenção. João, Jesus, o Pai e o Espírito Santo são descritos nesse capítulo estando todos alinhados no mesmo objetivo de salvar, e fazer parte dessa aliança é uma decisão que cada um de nós precisa tomar.
Leia Mateus 3 #RPSP