Listen

Description

O primeiro bloco do capítulo trata do dever cristão de não julgar (Mateus 7:1,2). Jesus ensina que nossa intenção deve ser a de ajudar as pessoas, mas se nós mesmos não vivemos o que exigimos dos outros, como poderemos ajudá-los? Aparentemente o julgamento a que Jesus se refere é o de condenar os outros quando nós mesmos somos como eles.

A verdade é que quando nós reconhecemos as próprias fraquezas, temos compaixão para entender as dificuldades dos outros. A mensagem de Jesus sobre não julgar tem sido erroneamente interpretada pelas pessoas, como se fosse uma autorização para permanecer em pecado sem que as outras pessoas interfiram na nossa vida. Mas isso não tem nada a ver com a instrução bíblica. 

Jesus ainda pontua que para o céu, há duas portas, e apenas duas. Não há uma terceira via. E indica claramente por qual porta seus seguidores devem entrar: "Entrai pela porta estreita" (v.13); e explica: "larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (v.13,14).

Nosso Mestre da vida termina dizendo que quem ouve as suas palavras, e as pratica é como que edifica a casa na rocha. E quem até ouve, mas não pratica o que Ele ensinou, é como quem constrói a casa na areia. Inicialmente ambas parecem de pé, mas a verdade será revelada pelas tempestades da vida. Ouvir a Cristo e não praticar, acabará em ruína.

Leia Mateus 7 #RPSP