Listen

Description

No perdão do paralítico descobrimos que nenhum milagre é maior do que o perdão de Jesus, que cura não apenas o corpo, mas a parte mais enferma, que é a nossa alma. Ele sabe das nossas maiores necessidades, e se importa conosco a ponto de nos ajudar, olhando não apenas a nossa fé, mas a fé das pessoas que nos levam até ele por meio da oração.

Nessa sessão de Mateus, ele nos mostra que Jesus veio realmente para nos mostrar o significado da Lei e dos Profetas, como registrou no capítulo 5. E isso implicava em contradizer muitas das tradições errôneas que os judeus sustentavam, criando muros de segregação social, e usando a Palavra de Deus como um pretexto. Mas Jesus veio como um vinho novo, que não cabia nesses odres velhos, ou como um pano novo que não se podia remendar em panos velhos.

"Estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos" (v.10). Todas as pessoas eram bem-vindas à casa de Jesus. Mesmo que fossem consideradas pecadoras pelos homens mais temidos da nação, como os fariseus, e mesmo que fossem considerados traidores nacionais, como eram os publicanos.

Para Mateus, Jesus é o Pastor prometido pelos profetas e nos salmos, que se compadecia do povo de Deus. Ele era o Filho de Davi, herdeiro do trono de Israel. A pergunta implícita de Mateus 9 para nós parece ser a mesma que Jesus fez aos dois cegos. Jesus pergunta se você também acredita. Depende da sua fé.

Leia Mateus 9 #RPSP