Listen

Description

Para entender o contexto da necessidade urgente de juízo sobre Judá e Israel, precisamos entender como o povo de Deus havia se afundado no politeísmo (v.7). A situação era grave: "as suas feridas são incuráveis; o mal chegou até Judá; estendeu-se até à porta do meu povo, até Jerusalém" (v.9).

Por mais fortes que foram os anúncios dos juízos de Deus por meio de Miquéias, o desejo do Senhor era justamente avisar para que nada disso acontecesse. O Senhor sempre esperava pelo arrependimento do seu povo, e é por isso que enviava seus profetas, como fez com Miquéias. E o conjunto de mensagens proféticas dadas ao povo de Israel no passado forma o entendimento que precisamos para os juízos do Senhor que estão para vir sobre o mundo inteiro. Deus também nos avisou por meio dos profetas o que está por vir, especialmente com João em Apocalipse.

Precisamos atentar às mensagens de Miquéias não somente como o relato de uma história do passado, mas como princípios proféticos dos juízos de Deus para os nossos dias. O Senhor não permitirá, como não permitiu antes, que a terra seja de toda tomada pelo mal. Imoralidade, corrupção, idolatria e violência estão às nossas portas. As pessoas sofrem e clamam a Deus por socorro. 

Assim como Ele respondeu no passado, virá para responder em nossos dias. Podemos aprender com Miquéias que o anúncio dos juízos do Senhor são um apelo da sua misericórdia. Deus só avisa porque ainda pode salvar - e é o que Ele sempre quis, e é o que Ele sempre quer.

Leia Miquéias 1 #RPSP