Listen

Description

Chegamos ao encerramento de Miquéias, e o profeta faz um quadro da situação do povo de Deus. A maldade era tamanha, que era como se não houvesse mais nenhum homem bom em todo o povo de Israel. Não dava para confiar nem na família!

E é mesmo com esse contexto que encerra a sua mensagem: "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (v.18,19).

O Senhor não apenas perdoa, mas esquece nossos pecados - tem prazer na misericórdia! Os juízos eram necessários, mas as misericórdias de Deus estavam só esperando a oportunidade, mesmo depois de descrever pecados tão absurdos. Ele tem prazer em ser misericordioso! Nunca imagine o Senhor como um severo juiz. Esse não é o Deus da Bíblia. Por que imaginar que Ele não lhe perdoaria, se vemos o Senhor determinado a perdoar o seu povo no passado?

Aceite que Deus lhe ama e lhe perdoa, se você se arrepende, e então, perdoe-se também. Você não é um juiz melhor do que Deus. Se Ele decidiu jogar seus pecados nas profundezas do mar, e você se arrependeu pedindo perdão, não faça pesca submarina. Faça como Deus e deixe seu passado no fundo do mar. Foi ali que Deus o pôs, para nunca mais vê-lo outra vez. Aceite ser perdoado, esqueça o seu passado, e seja fiel a partir de agora.

Leia Miquéias 7 #RPSP