Listen

Description

Descobrimos que Naum recebeu a missão de pregar contra a mesma cidade que Jonas pregou, Nínive, capital do Império Assírio. Deus aguardou o arrependimento deles, mas tendo ficado livres dos juízos profetizados por Jonas, os ninivitas voltaram a encher a medida da sua iniquidade. 

A mensagem de juízo contra os ninivitas significava livramento para o povo de Judá. Naum está fazendo uma referência ao cumprimento da profecia de Isaías 52. Naum está reforçando a certeza de que a promessa de Isaías, de que o povo de Israel seria libertado da opressão dos assírios estava para se cumprir. 

E não devemos nos esquecer de que os eventos do Israel do passado foram também entrelaçados pelo Espírito Santo para nos revelar os eventos que estão acontecendo hoje com o Israel espiritual do Senhor. O povo de Deus que hoje vive em opressão nesse mundo está aguardando as boas novas da volta de Cristo, esse será o dia de livramento para o povo de Deus dos seus opressores.

E o quadro profético nos convida a proclamar como fez Naum. O dia de juízo do Senhor, será o dia de salvação para os seus filhos. Enquanto "Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam" (v.5), os que vivem refugiados na presença do Senhor saberão que Ele "é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. Agora é escolher de que lado estaremos naquele dia.

Leia Naum 1 #RPSP