Listen

Description

O último capítulo de Naum é a descrição da destruição de Nínive. Ele já começa descrevendo a situação moral da cidade: "cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa!" (v.1). O Senhor começa associando toda a maldade dos ninivitas com as pessoas que sofriam ali.

O Senhor deixa os ninivitas sem saída, mostrando que todas as suas esperanças terrenas não lhes seriam uma solução. A única saída para os ninivitas, seria o arrependimento que eles rejeitaram. Só o Senhor poderia protegê-los, e eles bem poderiam ter escolhido o arrependimento, como quando o Senhor enviou Jonas.

A mesma sentença serve para todos os que se recusam a reconhecer a sua condição sem Deus e rejeitam o arrependimento. Sem arrependimento, é com tristeza que podemos dizer: "Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável" (v.19).

Além do diagnóstico, Cristo ainda oferece o remédio para o tratamento, que foi tudo o que Deus queria para os ninivitas e eles não aceitaram: "Sê, pois, zeloso e arrepende-te" (Apocalipse 3:18,19). Cabe a nós escolhermos se vamos reconhecer a nossa doença, e aceitaremos entrar no tratamento oferecido por Jesus, nosso Grande Médico, ou se vamos fazer de conta que nada disso é verdade, e acabaremos tendo o mesmo destino dos ninivitas - sem remédio, e com uma ferida incurável.

Leia Naum 3 #RPSP