Por causa das bênçãos de Deus, o povo de Israel havia prosperado. Mas assim como se multiplicaram as bênçãos, da mesma forma o povo multiplicou altares e colunas aos falsos deuses. Ou seja, as bênçãos de Deus eram utilizadas para trair o próprio Deus que os abençoava. "O seu coração é falso", disse o Senhor (v.4).
Para terminar o capítulo, o Senhor faz um contraste entre o que Ele havia planejado para eles, e no que eles haviam se tornado. Deus havia sonhado com um povo que desse um lindo testemunho às nações idólatras de Canaã (v.12). Mas no lugar de cumprir o seu propósito de semear a justiça, e colher a misericórdia, contrasta o Senhor: "Arastes a malícia, colhestes a perversidade; comestes o fruto da mentira" (v.13,14).
E há um detalhe neste capítulo que foi relembrado em Apocalipse: "e aos montes se dirá: Cobri-nos! E aos outeiros: Caí sobre nós!" (v.8). Essa exata expressão foi reaplicada em Apocalipse para mostrar a angústia das pessoas que rejeitaram a mensagem de salvação e preferiram não se arrepender dos seus pecados. Elas verão a volta de Jesus, e sabem que o rejeitaram. É assim que Apocalipse 6:15-17 cita Oseias 10:8.
E note que enquanto o dia da volta Jesus será o momento mais feliz da existência dos salvos, para os perdidos, será angústia tal, que pedirão para morrer. Jesus vai voltar, mas a recepção dessa notícia depende apenas de como cada um de nós está se preparando para aquele dia. De que lado estaremos, só depende da decisão que tomaremos hoje.
Leia Oseias 10 #RPSP