Listen

Description

Não poderíamos encontrar um final mais lindo para o livro de Oséias do que essa belíssima e inspirada declaração de amor e perdão do Senhor. De forma simples mas muito linda, Deus inicia o capítulo chamando seu povo para si (v.1).

O amor de Deus é tão belamente expresso aqui, que o Senhor ainda dá as dicas de como eles podem voltar. Diz que eles poderiam juntar palavras de arrependimentos, e até ensina o discurso pra que eles venham ao Senhor (v.3). Pra facilitar o retorno do seu povo, Deus deu uma receitinha pra que eles refletissem sobre e então voltassem a Ele.

O povo de Israel estava agora perdido, longe de Deus, e a iniciativa, novamente parte do Senhor em ir em busca da ovelha que se perdeu. O próximo passo seria que eles reconhecessem que pecaram, assim como um paciente precisa reconhecer sua doença pra que o médico possa lhe prescrever o tratamento que lhe trará a cura. E veja qual seria o principal remédio: "Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei" (v.4). A cura viria por meio do seu amor! E há algum remédio melhor?

Em Oséias 14, Deus expressa carinho por eles: "Eu te ouvirei e cuidarei de ti" (v.8). Cuidado é sintoma de quem ama. E para terminar, Deus pede que cada um, ao ler essas palavras entenda; mas sabe que nem todos entederão. A compreensão do amor de Deus só pode ser obtida por aqueles que também querem amá-lo (v.9). Voltar ao amor de Deus, como tão lindamente expresso pelo profeta Oseias, é sinal de sabedoria, e Deus quer muito que sejamos sábios.

Leia Oseias 14