Oseias 4 é o primeiro capítulo do livro com uma mensagem cujo principal teor é o juízo de Deus. De forma muito ampla e comovente, Deus explica as causas do estado deplorável de Israel, e a necessidade do seu juízo: "...não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus" (v.1).
Olhando para a nossa época vemos a mesma coisa. O que aconteceu com Israel está numa das mensagens mais conhecidas de Oseias, e que mostra a maior necessidade do homem: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (v.6). Mas não é sobre qualquer conhecimento a que Deus se refere aqui. O povo perece porque falta conhecimento de Deus!
O conhecimento de Deus, é aquele conhecimento experimental, que desenvolvemos com um relacionamento íntimo com Ele, conhecendo de forma pessoal, particular, de um para um. Era terrível a situação do povo de Deus, mas vale notar que eles não chegaram a esse ponto de uma hora para outra. Aos poucos, eles foram esfriando no relacionamento com Deus - cederam a falta de vontade de orar, e meditar nas Escrituras - é aqui que a apostasia acontece. O que nos mantém na presença do Senhor, é a sua graça e o relacionamento que desenvolvemos com Ele.
Por isso, poderíamos traduzir: "o meu povo perece porque lhe falta me conhecer, ter um relacionamento comigo". Esse é o ponto: relacionamento pessoal com Deus. Foi para isso que fomos criado. Que diferença faz ter o conhecimento da Palavra de Deus! De quantos males nos livra o nosso relacionamento com o Senhor!
Leia Oseias 4 #RPSP