Listen

Description

Chegamos aos anúncios mais próximos do juízo de Deus sobre Israel, e ele se daria pela traumática experiência do exílio; algo que, a todo o custo, Deus quis tanto evitar: "Não te alegres, ó Israel, não exultes, como os povos; porque, com prostituir-te, abandonaste o teu Deus, amaste a paga de prostituição" (v.1).

Ao trair o Senhor, Israel perderia todas as bênçãos que receberam dEle. Mas as semelhanças da traição nas relações humanas com o relacionamento com Deus param por aí. Nem mesmo a vida ou o ar que respiramos é nosso. Tudo veio emprestado do nosso Criador. 

"Se tornaram abomináveis como aquilo que amaram" -  que expressão forte, mas que ao mesmo tempo simboliza bem o teor de Oséias 9. O povo de Israel passou a amar a imoralidade dos deuses cananitas, e agora haviam se tornado semelhantes a eles. Todos nos tornamos semelhantes àquilo que amamos.  Foi por amar esse mundo que o povo de Israel se tornou imoral, sem escrúpulos, adúlteros, assassinos, inimigos de Deus. 

Que fique o alerta do antigo Israel para nós hoje, sobre o que acontecerá se nos permitirmos amar este mundo. Foi assim que Israel se destruiu, amando esse mundo. O amor é a força mais poderosa do universo. Tudo depende da forma como a utilizamos, se para amar a Deus ou esse mundo. Num caso ou no outro, nos tornaremos semelhantes àquilo que amarmos. Escolha bem os seus amores.

Leia Oseias 9 #RPSP