Em Isaías 41 Deus trata do ambiente de conflitos de Israel contra nações que adoravam falsos deuses. E faz um anúncio a que esses povos se calem diante dEle, e venham ouvir ao Senhor.
Isaías 41 também tem como núcleo um desafio a que esses falsos deuses façam como o Senhor pode fazer: provar suas profecias passadas que foram fielmente cumpridas, e anunciar o futuro, como Ele faz aqui, dizendo que seu povo, apesar de fraco e debilitado, como um "vermezinho de Jacó", "o povozinho de Israel", seria ajudado pelo Senhor contra todas essas nações e suas divindades.
Deus desafia Babilônia e todo o seu politeísmo prometendo um libertador para o seu povo - uma referência a Ciro, que mais tarde destruiria Babilônia e libertaria Israel. É impressionante ver que mesmo já tendo declarado tão abertamente a apostasia, hipocrisia e pecados da nação, o Senhor se mostra seu amigo, relembra suas alianças e promete ajudar e libertar os seus filhos: "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (v.10).
Isaías 41 é um lindo lembrete de que mesmo quando sofremos por nossas escolhas, o Senhor continua lutando para nos libertar, perdoar e salvar. Ainda que sejamos fracos como um "vermezinho", somos o alvo do cuidado de Deus. E ele remove reis, luta contra nações e faz o impossível para nos salvar. "Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo" (v.13).
Leia Isaías 41 #RPSP
____
Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:13
O Senhor passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor! O Senhor! O Deus de compaixão e misericórdia! Sou lento para me irar e cheio de amor e fidelidade. Cubro de amor mil gerações e perdoo o mal, a rebeldia e o pecado. Ainda que não inocento o culpado. Êxodo 34:6,7
Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Salmos 103:8-14