Por quê o povo caía tanto em apostasia com falsos deuses? As religiões de Canaã tinham um sistema de culto atraente e popular. E o povo de Deus adotava o estilo de vida "chique" das demais nações, o que incluía seus falsos deuses. Nessa época, a religião era parte integrante da vida - desde a vitória de uma nação na guerra, atribuída aos deuses mais fortes, até a produtividade das colheitas que colocava o pão na mesa. Tudo era associado aos cultos aos deuses e ao quanto eles abençoavam a nação que os servia.
Em Isaías 46, Deus confronta todo esse sistema de falsa adoração, esses deuses de prata ou ouro feitos por homens. "Sobre os ombros o tomam, levam-no e o põem no seu lugar, e aí ele fica; do seu lugar não se move; recorrem a ele, mas nenhuma resposta ele dá e a ninguém livra da sua tribulação" (v.7). Como se pode comparar o Senhor com isso (v.5)?
E havia algo em particular que esse sistema religioso nunca poderia dar: amor. Veja o tom carinhoso com que Deus fala: "Ouçam-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vocês, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde que estavam no ventre. Eu serei o mesmo por toda a sua vida, até que seus cabelos fiquem brancos. Eu os criei e cuidarei de vocês, eu os carregarei e os salvarei." (v.3,4)
Os tempos mudaram e os falsos deuses se modernizaram. Nosso sistema de divindades moderno, carregado pela internet, pode nos fazer desejar fama e prosperidade, mas nunca pode nos dar amor. E o convite do Senhor permanece.
Leia Isaías 46 #RPSP