Um símbolo comum na Bíblia é utilizar uma mulher para prefigurar uma nação. Em Isaías 54, Deus usa esse simbolismo para se referir ao seu povo. No momento, eles se viam sem perspectivas de futuro, talvez o extermínio, mas depois de anunciar a redenção que viria por meio do sacrifício de Cristo, Deus conclama sua nação: "Canta alegremente, ó estéril". Ele se põe como marido de sua nação e diz que ela não precisa mais ter medo.
Depois de tanto sofrer por sua infidelidade ao Senhor e ser invadida por vários povos, Israel já tinha passado por muitas humilhações. Mas o Senhor promete: "não mais serás envergonhada e não sofrerás humilhação" (v.4). Eles até esqueceriam dos sofrimentos do passado.
Precisamos lembrar de que quando o Senhor resgatou a nação de Israel do Egito, eles haviam sofrido mais de 400 anos de escravidão e humilhação, como sem ninguém para acudi-los. Então Isaías diz: "O teu Criador é teu marido". Ele a protegeria, cuidaria, restauraria e lhe daria filhos, uma nação cheia de descendentes.
E traz promessas belíssimas para que seu povo confie nEle: "Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti." (v.10). Ele a protegeria a todo custo. Essas promessas a nação de Israel também são para nós. O Senhor sabe o quanto já sofremos distantes dEle, e sua decisão de querer a nossa paz não muda - diz o Senhor que se compadece de você.
Leia Isaías 54 #RPSP
Instagram: instagram.com/oswaldocavalcante