Listen

Description

No capítulo 58, o Senhor pede que Isaías fale claramente dos pecados do seu povo. E era a hipocrisia a raiz de todos eles. As pessoas se questionavam: "por que eu jejuo e busco a Deus, mas Ele não me ouve?" O Senhor explica que essa busca e jejum eram de aparência, mas não de um interesse real nEle. Talvez para serem vistos como religiosos, mas que não causava mudanças reais.

"Quando vocês jejum, continuam cuidando dos próprios interesses mas colocam suas responsabilidades sobre os outros". "De quê adianta jejuar se continuam a brigar e discutir? Com esse tipo de jejum, não ouvirei suas orações" (v.4 NVT). Isaías diz claramente que era uma busca de aparências, sem mudanças no modo de viver, e Deus não ouviria esse tipo de clamor.

Deus diz o que significa buscá-lo e que efeitos o verdadeiro jejum traz: significa desfazer o mal, libertar os oprimidos, remover os fardos do próximo, repartir o pão com o faminto, recolher em casa os desabrigados, vestir o nu e não se esconder de quem precise de nós. Se nosso jejum e busca por Deus não operam essas mudanças, a nossa religião é vã, e as nossas orações egoístas não são ouvidas pelo Senhor. Como isso é sério!

O egoísmo está no centro desta repreensão. Deus apela a que aprendamos o real significado de buscá-Lo por amor a Ele e ao próximo, não por interesse. Pois por trás de uma aparência religiosa que na verdade busca a aprovação dos outros e manter os próprios interesses, está a adoração a uma falsa e mais cruel das divindades: o eu.

Leia Isaías 58 #RPSP