Como uma mensagem de ânimo ao seu povo fiel que ainda está nesse mundo,, Isaías 60 nos traz uma profecia de dupla aplicação. Anuncia a redenção de Israel. Mas de forma mais ampla, Isaías 60 prefigura a restauração total do povo de Deus, na Nova Jerusalém, a cidade de todos os salvos.
Enquanto estamos neste mundo, parece-nos que "as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos", mas para quem pertence ao Senhor é dito: "vem a tua luz e a glória do Senhor nasce sobre ti". "O Senhor resplandece por meio dos seus filhos e a sua glória pode ser vista neles". Essa imagem nos dá um vislumbre de como será a vida na terra restaurada. Profetiza Isaías que "o veremos e seremos radiantes de alegria; nosso coração vai estremecer e se dilatar de júbilo". Que descrição!
Como parte dessa alegria infindável, o Senhor promete que "nunca mais se ouvirá de violência na tua terra". E é deste capítulo que Apocalipse retira uma descrição muito especial sobre a nova terra - a de que o Sol passará a ser desnecessário pois "o Senhor será a nossa luz perpétua, e o nosso Deus a nossa glória". Veja que incrível! Habitando conosco, a própria glória de Deus dispensará a existência do sol!
A restauração moral do ser humano estará completa pois "todos os do teu povo serão justos", "obras das minhas mãos", diz o Senhor. Que gozo ao coração poder sonhar o com Céu e saber que essas promessas vêm direto do coração de Deus. A gente precisa saber espearar pois ele prometeu que "a seu tempo fará isso prontamente".
Leia Isaías 60 #RPSP