Em seu evangelho, Lucas nos relata certo dia específico da vida de Jesus: "Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito.." (Lc.4:16,17). O que estava escrito são as exatas palavras dos dois primeiros versos de Isaías 61.
Jesus os leu, fechou o livro, devolveu-o ao assistente da sinagoga, e então se assentou. Lucas descreve um suspense depois de as pessoas terem-no ouvido ler as Escrituras, e diz que os olhos de todos estavam fitos nEle. Jesus então quebra o silêncio para dizer: "Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir" (Lc.4:21). É um relato incrível, pois Jesus leu uma profecia sobre si mesmo, e declarou a todos os presentes abertamente que Ele era o seu cumprimento.
Isaías 61 é uma das maravilhosas profecias sobre a vida de Cristo, e diz que Ele viria sob o Espírito Santo, ungido por Deus para "pregar boas-novas aos quebrantados, curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados". Era no Messias que residia toda a esperança da nação de Israel, e é nEle que reside também toda a nossa esperança.
Cristo ainda é o nosso Mensageiro de boas novas, Ele é a cura de nossas dores do coração, a nossa libertação do pecado e quem quebra as algemas que nos escravizam. Ouça Jesus dizer agora mesmo a você: "hoje se cumpriu a Escritura que você acabou de ouvir".
Leia Isaías 61 #RPSP