Listen

Description

Mesmo depois de já ter se revelado de formas tão grandiosas, agora era necessário explicar os elementos mais básicos da diferença entre o Senhor e os ídolos de Canaã, meras figuras feitas de ouro, prata ou madeira. Ora, quando o Senhor separou a nação de Israel, disse que faria deles um reino de sacerdotes, um povo sábio e cheio de inteligência, mas eles se afastaram tanto de Deus, que agora era necessário reensinar os elementos mais simples da fé.

Jeremias 10 começa com um apelo para que o seu povo "não aprenda os costumes de outras nações" porque "os costumes dos povos são vaidade". Foi justamente por querer ser como os outros, que o povo de Israel acabou se anulando, perdendo toda a sua distinção como nação eleita, e se esqueceram do Senhor. 

Jeremias 10 faz um contraste entre o Senhor, que "é verdadeiramente Deus, ele é o Deus vivo e o Rei eterno", e os falsos ídolos. Ma seria um ídolo apenas uma escultura diante da qual as pessoas se curvam? Os ídolos eram instrumentos de dominação, criações humanas com inspiração satânica associadas ao medo para ditar o comportamento e o estilo de vida das pessoas. Foi assim que satanás levou os povos de Canaã a práticas abomináveis, como infanticídio e cultos sexuais.

Mas hoje ele usa mais do que falsas religiões. Tudo o que nos rouba de Deus se constitui em um ídolo. Pois nos leva a adorar aquilo que nos destrói. Fomos feitos para a liberdade na presença do Senhor, e nada pode substituir o seu lugar no trono do nosso coração.

Leia Jeremais 10 #RPSP