Listen

Description

Em Jeremias 11 Deus relembra que tudo o que estava acontecendo era por seu povo ter quebrado a aliança que eles fizeram quando os libertou do Egito. A aliança é o tema central do capítulo. Como parte desse pacto, Deus e seu povo dividiram as responsabilidades. O Senhor lhes abençoaria, protegeria de todo o mal, far-lhes-ia prosperar para que eles fossem felizes e dessem um bom testemunho do Deus verdadeiro a fim de estender essas bênçãos aos outros povos.

Mas também era parte da aliança a advertência de que se eles rejeitassem o Senhor para seguir falsos deuses, Ele não poderia mais protegê-los e eles ficariam entregues à própria sorte (Dt.4). Era exatamente isso o que estava acontecendo. "Cada dia, desde cedo" o Senhor insistia para que eles abandonassem o mal e ouvissem sua voz, "mas não atenderam, nem inclinaram o seu ouvido; antes, andaram, cada um, segundo a dureza do seu coração maligno" (v.8).

Precisamos aprender que no nosso relacionamento com Deus nós também temos responsabilidades. Na verdade, aliança que o Senhor fez com Israel foi refeita conosco por meio do sangue de Cristo, e ao aceitá-Lo, sua lei é escrita em nosso coração (Hb.8:10;Jr.31:33). Por isso, somos hoje o Israel espiritual e não podemos viver em rebeldia contra a vontade de Deus e esperar suas bênçãos. 

Jeremias 11 nos lembra que o Senhor nos ama, mas para que esse amor seja real para nós, ele precisa ser correspondido. Por meio de Cristo, também vivemos uma aliança que divide amor e responsabilidades.

Leia Jeremias 11 #RPSP