Listen

Description

Em Jeremias 13 Deus simboliza como faria apodrecer a soberba do seu povo tal qual o apodrecimento de um cinto do profeta: "como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o Senhor, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória; mas não deram ouvidos".

O Senhor fez seu povo apegado a si, próximos como um cinto, mas eles afrouxaram sua relação com Deus para seguir outros deuses. Alimentando a soberba, tornaram-se inúteis, como o cinto podre de Jeremias. A soberba é um tema repetido em Jeremias 13 - por ela os israelitas rejeitaram a Deus para guiar a própria vida como lhes parecesse melhor. Rejeitando o governo de Deus para agradar a própria vontade, tornaram-se escravos do governo de falsos deuses.

Soberba e politeísmo estão diretamente ligados entre si. Os falsos deuses são uma tentativa de substituir o Senhor pela vontade humana. Quando o homem se ensoberbece e rejeita a Deus para guiar a própria vida segundo a sua vontade, acaba descobrindo que suas vontades não podem ser dominadas. Suas lhe dominam como falsos deuses que exigem a obediência de um escravo.

Todos os vícios são falsos deuses. Ao fugir da vontade de Deus para a nossa, descobrimo-nos escravos da própria vontade que não conseguimos mais dominar. Como um leopardo não é pode mudar as suas manchas, não conseguimos fazer o bem estando acostumados ao mal. Não saia da vontade de Deus - a sutileza do pecado vem pelo costume, e ele lhe dominará.

Leia Jeremais 13 #RPSP