Em Jeremias 17 encontramos uma das passagens mais importantes de toda a Bíblia sobre onde não depositar nossa confiança. O Senhor fala de pelo menos três coisas que não devemos confiar: 1 - nos ídolos, 2 - no ser humano, 3 - no próprio coração. O problema desses três não estão apenas neles mesmos, mas no fato de que esses elementos desviam nossa confiança de Deus.
Pode parecer estranho, mas os três: ídolos, homens e o nosso coração; são, na verdade, a mesma coisa. Endeusamos tudo aquilo em que substituímos o Senhor para depositar nossa confiança. Isso pode acontecer se depositamos nossas esperanças em imagens de escultura, em outras pessoas ou em nossos sentimentos. Mas dos três, o mais perigoso, sem dúvida, é o nosso próprio coração.
Podemos ser enganados por alguém algumas vezes, mas depois de um tempo, nossa desconfiança cria mecanismos de defesa para evitar os mesmos sofrimentos. Mas uma pessoa pode passar a vida inteira confiando no próprio coração e se ferindo, sem nunca admitir que ele é a fonte dos seus problemas - nosso maior inimigo vive escondido dentro de nós.
Muitas pessoas nunca chegam a desenvolver um relacionamento com Deus porque baseiam sua fé apenas no que sentem. E se os nossos sentimentos determinam nossa percepção sobre Deus, então não é em Deus que confiamos, mas na nossa percepção sentimental. É a mesma situação do "fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo" (Lc.18:1). O nosso coração é a mais enganosa de todas as falsas divindades (v.9).
Leia Jeremias 17 #RPSP
--
Complemente com a leitura deste ensaio: https://medium.com/oswaldocavalcante/n%C3%A3o-sinto-a-presen%C3%A7a-de-deus-ec18cd9249cb