Em Jeremias 18 o Senhor contrasta todos os seus anúncios de juízo com uma mensagem cheia de misericórdia. Deus explica o quanto ele quer, acima de tudo, perdoar e restaurar. Mas sem o arrependimento, os juízos vêm como consequência necessária.
Para explicar sua misericordia de forma didática, Deus diz a Jeremias para ir à casa do oleiro observá-lo fazendo um vaso de barro. Mas o vaso acabou se estragando, e no lugar de jogar o barro fora para fazer um outro, o oleiro reutilizou o mesmo barro para refazer o vaso que queria. Então Deus explica: "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" (v.6).
Mesmo quando Deus anuncia um severo mas necessário juízo, seu desejo é que haja arrependimento para que não haja sofrimento desnecessário. Foi assim com Nínive quando Jonas disse que a cidade seria destruída - os ninivitas se arrependeram, e não foram destruídos. É isso que Deus queria para a nação de Israel, mesmo com seus pecados mais graves. É o que Deus quer para você!
Mesmo que você tenha estragado os planos de Deus para sua vida, como aquele vaso, o Senhor não desiste de você! Pelo arrependimento, entregue-se como barro nas mãos do Oleiro que é Jesus. Ele é perito em restaurar vidas e ainda quer realizar em você os planos que tinha desde o começo. Jesus disse que veio ao mundo justamente para restaurar vidas que o pecado quebrou. Ele pode e quer refazer você!
Leia Jeremias 18 #RPSP