Jeremias foi um profeta sensível e aparentemente tímido, mas poderosamente usado por Deus. Neste primeiro capítulo, ele descreve como foi seu chamado profético. De linhagem sacerdotal, exerceu seu ministério profético por cinco gerações dos reis de Judá. Foi uma voz de Deus ao seu povo até que eles finalmente foram invadidos e derrotados pelo império babilônico.
Talvez sabendo do caráter tímido e sensível de Jeremias, o Senhor lhe chamou para ser profeta de uma forma toda especial: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações". Mesmo ouvindo a voz de Deus, como Moisés, Jeremias, a princípio, vacila: "Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança".
Mas o Senhor insiste e ainda lhe avisa que seu ministério seria cheio de confrontos e perigos - o povo se recusaria a ouvir a Palavra de Deus: "Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar".
Aquele homem tímido e a princípio vacilante, tornou-se um dos grandes profetas da Bíblia. Suas mensagens perduraram pra sempre e foram reaplicadas até em Apocalipse. Como Jeremias, você pode se sentir fraco e incapaz. Mas isso em nada impede que o poder de Deus se aperfeiçoe na sua fraqueza. Para cumprir os propósitos do Senhor, Ele chama, capacita, envia e protege. Todas as promessas da Bíblia estão à nossa disposição para vivermos a vontade de Deus para nós.
Leia Jeremias 1 #RPSP