Depois de falar aos reis, em Jeremias 23 Deus fala aos líderes espirituais: pastores, sacerdotes e profetas. Até a liderança espiritual havia se corrompido, e a falta de orientação da vontade de Deus era uma das causas da apostasia. Por isso, Deus fala contra os pastores "que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto" (v.1).
O Senhor também se dirige aos falsos profetas e sacerdotes: "Pois estão contaminados, tanto o profeta como o sacerdote; até na minha casa achei a sua maldade" (v.11), "...cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade" (v.14). Os líderes estavam fortalecendo o mal nas pessoas, e impedindo sua conversão!
Por isso, Deus disse: "Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor" (v.16). Eles deveriam guiar o povo de volta para Deus, mas pregavam para agradar as pessoas, e mentiam sobre profecias e sonhos. Deus então compara sua palavra como fogo, que purifica, e como o martelo que esmiúça a penha, quebrantando o coração endurecido (v.29).
Como reis e líderes falhavam em sua missão, o Senhor traz uma linda profecia sobre Jesus, um "rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra" (v.5). Traria salvação e segurança, e "será chamado: Senhor, Justiça Nossa" (v.6). Mesmo quando tudo falha, Deus sempre nos mostra Jesus, nosso Rei e Salvador!
Leia Jeremias 23 #RPSP