Jeremias 32 relata os últimos anos de Judá. Zedequias foi posto como rei por Nabucodonosor, e era o último da linhagem. A cidade estava novamente cercada pelos exércitos babilônicos, pois Zedequias não ouviu os alertas de Jeremias para se render, e quis se rebelar contra Babilônia.
Zedequias prendeu Jeremias por profetizar a verdade que não queria ouvir, de que Jerusalém seria entregue ao rei da Babilônia. Mas no meio de um conflito, a cidade cercada e com uma profecia sobre a derrota de Jerusalém, Deus revela a Jeremias que ele deveria comprar um campo. Mas por que comprar uma propriedade em uma cidade que estava para ser invadida e seu povo expulso?
Até Jeremias ficou confuso, e ora perguntando o motivo. E o Senhor responde que ainda que parecesse impossível restaurar o seu povo, "nada é maravilhoso demais para ele", e fez isso para reafirmar que no tempo determinado, Ele lhes devolveria Jerusalém, e ainda se comprariam "casas, campos e vinhas nesta terra". Jerusalém seria sim destruída por causa dos pecados de seu povo, mas no tempo determinado, Ele lhes traria de volta como um povo convertido.
As dificuldades que eles viveriam eram parte do processo de conversão necessário à restauração que Deus queria operar. Eles então seriam o seu povo, com um só coração e um só caminho; uma aliança com Deus renovada, com temor no coração "para que nunca se afastem de mim"; "Assim como fiz vir sobre este povo todo este grande mal, assim lhes trarei todo o bem que lhes estou prometendo".
Às vezes, é preciso encarar a realidade de que somos imaturos e despreparados para desfrutar e manter com responsabilidade as bênçãos que Deus nos deu. Ao invés de nos gerar gratidão e nos conduzir a aprofundar nosso relacionamento com Ele, desperdiçamos as bênçãos e esquecemos do nosso Abençoador. As nossas más escolhas provam isso, e Deus então permite que venham as consequências como uma escola de aprendizado para nosso amadurecimento, e utiliza as dificuldades naturais como parte do processo necessário de preparação para nos tornarmos aptos à restauração que Ele deseja operar em nós.
Leia Jeremias 32 #RPSP