Listen

Description

Em Jeremias 35 nós retornamos ao período em que Jeoaquim era rei e Jerusalém sofria seus primeiros ataques. Nesse cenário, os descendentes de Recabe se refugiaram em Jerusalém para escapar da guerra. Os recabitas, desde há muito, eram fiéis em obedecer sua tradição familiar em que lhes foi proibido edificar casa, beber vinho ou até plantar uvas. Aparentemente, eles deveriam viver como peregrinos e evitar qualquer chance de embriaguez.

Esse grupo era muito fiel em obedecer às ordens do seu patriarca, e Deus queria usar o exemplo de fidelidade deles em contraste com a infidelidade do seu povo. Pediu a Jeremias que os levasse ao templo e lhes servisse vinho, e eles prontamente recusaram, explicando que jamais bebem vinho, em obediência à ordem de seu patriarca.

Então Deus questiona: já que os recabitas eram sempre obedientes à sua tradição familiar, por que meus próprios filhos são tão teimosos em me obedecer? Deus sempre enviou seus profetas para que eles se convertessem, parassem de seguir os falsos deuses e mudassem suas ações para o bem. Mas eles nunca quiseram.

Jeremias 35 nos faz pensar em como até as pessoas do mundo são dedicadas às suas modas e tradições, muitas até sem sentido; e nós, que temos a Palavra do Senhor, somos desleixados e preguiçosos em nossa dedicação a Deus (Cf. Lc.16:8). Qual é a prioridade da nossa salvação?

Leia Jeremias 35 #RPSP