Listen

Description

Numa das tentativas de o Senhor levar o seu povo ao arrependimento, diz a Jeremias para compilar em um livro todas as mensagens que ele já tinha recebido até ali.

Como Jeremias estava preso, Baruque, contratado como escrivão, foi ao templo em dia de jejum e leu o livro a todo o povo - é incrível como eles iam ao templo e jejuavam como se estivesse tudo bem, e depois saíam da Casa do Senhor para adorar os falsos deuses de Canaã. Eles mantinham as tradições religiosas, mas não entendiam mais o significado. Jeremias tinha a esperança que essa mensagem os levasse ao arrependimento, pois grande era a ira do Senhor por seus pecados. 

Baruque foi chamado para ler o livro diante dos príncipes - que a princípio ficaram preocupados, guardaram o livro e levaram a mensagem ao rei. Mas qual foi a reação? O rei ouviu três ou quatro folhas, rasgou o livro e o jogou no fogo! "Não se atemorizaram, não rasgaram as vestes, nem o rei nem nenhum dos seus servos que ouviram todas aquelas palavras" (v.24).

Jeremias 36 mostra o que acontece quando persistimos no pecado - o coração endurece ao ponto de perdermos o temor a Deus, e sua mensagem não causa mais impacto em nós. Eles eram capazes jejuar por tradição, mas não entendiam mais o seu propósito. Não havia arrependimento, e para não ouvir a verdade que incomodava, mas que podia salvá-los, o rei chegou a rasgar e queimar um livro inspirado por Deus. Não podemos brincar com o pecado. Ao adiar o arrependimento, ele endurecerá também o nosso coração.

Leia Jeremias 36 #RPSP