Listen

Description

Jeremias 38 narra um episódio conhecido da vida do profeta, quando foi lançado em uma cisterna vazia e o deixaram lá, atolado em lama e sozinho, a morrer de fome. Não bastava ter sido preso, queriam silenciar o profeta pois sua mensagem de que eles deveriam se render desagradava os líderes, pois diziam que isso desanimava os soldados que restavam e o povo. Jeremias, o único que procurava ajudar, passou a ser tido como inimigo por dizer-lhes a vontade de Deus.

Por vezes, como Jeremias, também podemos sofrer por fazer o que é certo, especialmente quando pregamos a Palavra de Deus. Mas não devemos desanimar. A rejeição também faz parte do nosso testemunho (Cf. Jo.15:20).

E foi um etíope, não um judeu natural de Jerusalém, que salvou o profeta, intercedendo por ele diante do rei. Depois de liberto, o próprio rei Zedequias buscou secretamente um conselho de Jeremias, que repetiu: "Se te renderes voluntariamente aos príncipes do rei da Babilônia, então, viverá tua alma, e esta cidade não se queimará, e viverás tu e a tua casa" (v.17).

Se escolhesse obedecer, perderia a independência, mas seriam salvas a sua vida e a cidade. Mas se fosse orgulhoso e quisesse lutar para manter sua posição de rei independente, perderia tudo - não só o reinado, mas a própria liberdade, e a cidade seria, por fim, queimada. Render-se à vontade de Deus é uma decisão que pode contrariar o nosso orgulho, mas é a única forma de salvar a nossa vida. Zedequias precisava tomar uma decisão, e nós também precisamos.

Leia Jeremias 38 #RPSP