Listen

Description

Depois que Jerusalém foi invadida pela última vez, sob a ordem pessoal do rei da Babilônia, o chefe da guarda, Nebuzaradã, procura de Jeremias e o encontra acorrentado. Jeremias é finalmente posto em liberdade. Mas é incrível como um rei pagão como Nabucodonosor teve mais preocupação e cuidados por um profeta de Deus do que seu próprio povo.

Enquanto Jeremias foi perseguido, preso e jogado numa cisterna para morrer por seus irmãos de fé e de nação, foi um rei inimigo, estrangeiro e politeísta quem mandou que ele fosse protegido, libertado e bem cuidado. E até o chefe da guarda que libertou Jeremias parecia ter mais consciência do que os líderes de Judá: "O Senhor, teu Deus, pronunciou este mal contra este lugar; o Senhor o trouxe e fez como tinha dito. Porque pecastes contra o Senhor e não obedecestes à sua voz, tudo isto vos sucedeu" (v.2,3).

Nebuzaradã explica que ele sabia que tudo o que estava acontecendo era culpa do pecado do povo de Judá, por não obedecerem à voz do Senhor! Que repreensão, e de um babilônio! Depois de libertar o profeta, ele ainda se oferece para cuidar de Jeremias: "Agora, pois, eis que te livrei hoje das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para a Babilônia, vem, e eu cuidarei bem de ti" (v.4). Mas deixa Jeremias livre para escolher.

Tudo poderia ter sido diferente para o povo de Judá, e pode ser diferente para nossa vida, se escolhermos obedecer à voz do Senhor. Até os babilônios sabiam disso. Deus está sempre no controle!

Leia Jeremias 40 #RPSP