Listen

Description

Jeremias 41 é quase uma trama de espionagem. Pois depois que Nabucodonosor deportou o último rei de Judá para Babilônia, nomeou Gedalias como governador das cidades. E ainda em Jeremias 40, Gedalias, o novo governador, foi avisado que o rei dos amonitas enviou um homem chamado Ismael, como espião, para matá-lo.

Quem avisou Gedalias foi Joanã, mas ele não acreditou. E tal como foi avisado, aconteceu. Ismael se infiltrou em Judá e chegaram a comer juntos, só para depois assassinar Gedalias e todos que estavam com ele. E ao saber que oitenta homens vinham ao templo com ofertas, Ismael foi capaz de fingir um choro para mentir e os matou também. Era um homem fingido, traiçoeiro e sem escrúpulos.

Poupou apenas dez daqueles homens pois aparentemente lhe subornaram. E a todo o resto do povo, Ismael sequestrou para levar aos amonitas. Mas foi Joanã, o mesmo que avisou Gedalias, quem libertou os reféns enquanto Ismael fugiu.

Infelizmente há pessoas como Ismael nesse mundo. Precisamos da coragem de Joanã e não podemos ser ingênuos como Gedalias. Sua falta de prudência ao ouvir o aviso de alguém preocupado com o povo de Deus, custou-lhe a vida e de muitas pessoas. Não podemos viver desconfiando de todo mundo, mas também não podemos ser completamente ingênuos. Jesus nos mostrou a necessidade desse equilíbrio quando enviou seus discípulos com um aviso: "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" (Mt.10:16).

Leia Jeremias 41 #RPSP