Listen

Description

Jeremias 45 volta no tempo, ao período de conflito com o império da Babilônia em que Jeremias foi preso, e precisou chamar Baruque para escrever o que ele ditaria a fim de que a mensagem do Senhor não parasse de ser pregada. Naquela época, o próprio Baruque se expôs ao risco de morte continuando a pregação de Jeremias.

Com o profeta aprisionado, o povo de coração endurecido e com intenções de matar o profeta, Baruque deve ter se sentido abandonado. E é nesse contexto que o Senhor inspira Jeremias com uma mensagem para o seu escrivão. Baruque pensava que seu sofrimento era maior do que o que ele podia suportar: "Ai de mim agora! Porque me acrescentou o Senhor tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso" (v.3).

Mas no lugar de confortá-lo, o Senhor parece dizer que ele estava sendo incoerente. Deus explica que estava trazendo juízo sobre a terra, enquanto Baruque pensava no seu próprio conforto. Num cenário de guerra, com pessoas a decidir pela perdição ou salvação eterna, e onde muitos morreriam, Deus pergunta a Baruque: "você procura grandezas"? O Senhor lhe diz para não procurá-las, pois não as encontraria. 

Jeremias 45 nos faz pensar nas prioridades da vida. Nestes últimos dias, vivemos um período de juízo sobre o mundo, e qual é a nossa maior preocupação? Obter grandezas ou nossa salvação e de quem amamos? Como disse Paulo: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1Co 15:19). 

Leia Jeremias 45 #RPSP