Listen

Description

Com um apelo de quebrantar o coração Deus inicia Jeremias 4 pedindo ao seu povo: "Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando". Os juízos do Senhor, tão longamente anunciados por Isaías, estavam para vir. E agora Jeremias confirma tudo o que foi predito, e Deus continua clamando para que seu povo se arrependa.

"Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras"- a circuncisão era um sinal de aliança estabelecido com Deus por meio de Abraão, para fazer de sua descendência seu povo peculiar na terra. Então Deus pede, "circuncide o seu coração, entregue ele para mim antes que seja tarde demais".

Um detalhe muito importante é que o Senhor esclarece que os juízos não eram uma forma de castigo punitivo, mas as consequências de ter rejeitado o Senhor, perdendo Sua proteção. Deus explica que foi "por causa da malícia das vossas obras". "o teu proceder e as tuas obras fizeram vir sobre ti estas coisas". E Jeremias passa a anunciar a futura invasão de Babilônia simbolizada por um Leão, e a destruição que causaria, como ventos destruidores, Judá seria arrasada por seus pecados.

Antes do fim, Deus está mais uma vez insistindo: "volta pra mim antes que seja tarde demais". Você consegue ouvir esse apelo de Deus hoje para o seu coração?

Leia Jeremias 4 #RPSP