Listen

Description

A situação tinha chegado num ponto insustentável. A maldade havia se tornado generalizada a tal ponto, que em tom de desafio, Deus diz que perdoaria a nação toda se você saísse pelas ruas e praças para ver "se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade". Como em Sodoma, não havia mais justos entre o povo de Deus e sua destruição era iminente.

E o pior era que eles continuavam mantendo apenas uma aparência religiosa. O povo ainda usava o nome do Senhor, mas com falsidade, enquanto adoravam falsos deuses, e fraude, corrupção e adultério haviam se tornado comuns entre eles. Deus chega a descrever que eles se ajuntavam em grupos em casas de prostitutas. A nação estava em profunda decadência moral por ter abandonado o Senhor.

Em Jeremais 5 Deus está nos descrevendo a que ponto chegou o seu povo, depois de Ele ter insistido tanto e por tanto tempo para que eles se arrependessem, e faz isso para sabermos que os juízos que estavam por vir, mais do que justificáveis, eram necessários - rejeitaram o Senhor para viver sem a proteção de Deus, com as abominações comuns de Canaã. O povo que deveria mostrar a diferença foi vencido pela igualdade. Diante deste cenário, no começo e no final do capítulo Deus pergunta: "Não castigaria eu estas coisas?".

Mas o verso que mais marcou neste capítulo foi o 25: "Os seus pecados afastam de vocês o bem". Ou seja, em tudo isso, vocês estão apenas fazendo mal a vocês mesmos. Aprendemos aqui que fugir de Deus, é buscar a própria destruição.

Leia Jeremias 5 #RPSP