Listen

Description

Se em Jeremias 6 o Senhor fez um clamor para que seu povo aceitasse a disciplina, no capítulo 7 o Senhor diz que eles não aceitaram (v.28). Eles endureceram demais o coração e não ouviam mais a voz de Deus. Apesar de iniciar o capítulo prometendo restauração se eles emendassem os seus caminhos, eles não quiseram. Já não conseguiam diferenciar o santo do profano.

Na verdade, tornaram popular a crendice de que o templo servia como uma espécie de amuleto para lhes proteger das consequências do pecado. O arrependimento desapareceu, e restou só uma falsa aparência religiosa. Por trás da máscara, Deus diz que eles furtavam, matavam, adulteravam, faziam falsos juramentos, ofereciam incenso a Baal e andavam atrás de deuses que nem conheciam. Perderam todo o respeito por Deus, passaram a colocar ídolos dentro do templo, construíram monumentos às falsas divindades e chegaram a queimar os próprios filhos como sacrifícios aos deuses. 

O povo do Senhor virou uma nação iníqua, idólatra e hipócrita, e já nem percebiam isso. Quando Jesus esteve na terra, repetiu Jeremias 7 e derrubou as mesas dos cambistas dentro do templo dizendo que eles o transformaram em um "covil de ladrões". 

Mas toda essa mudança não se deu num momento. Aos poucos, eles foram cedendo nos princípios e fazendo pequenas concessões, até que um ou outro pecado se tornou comum. E foram endurecendo o coração até não ouvirem mais a Deus. Cuidado com as concessões! Se abrir mão dos seus princípios, você não sabe onde vai parar.

Leia Jeremias 7 #RPSP