Listen

Description

A situação de Judá era tão lastimável, que no capítulo 9, Jeremias pede para chorar, e chama o povo a chorar junto e se lamentar pelo seu futuro. Depois de ter denunciado a idolatria, adultério, furto, hipocrisia e dureza de coração, em Jeremias 9 o profeta fala sobre um elemento em específico que era grande parte da ruína da nação: a sua língua.

Veja como ele descreve: "curvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira"; "avançam de malícia em malícia". Quando alguém afasta o seu coração de Deus, sua língua logo o denuncia. Como disse Jesus: "a boca fala do que o coração está cheio". No coração vazio de Deus, a boca se enche de falsidade e malícia. 

Deus diz para se proteger até de amigos e irmãos "porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando. Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniquidade. Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o Senhor".

Muitas pessoas consideram a mentira como um pecado de pequena importância, mas não é isso o que aprendemos em Jeremias 9 e no resto das Escrituras. O mau uso da língua, para mentir e caluniar as pessoas, é condenado pelo profeta como parte da ruína da nação. E a Bíblia assevera que o mau uso da língua será parte da ruína de muitas pessoas.. Nossa língua precisa ser uma fonte de bênçãos para edificar e fortalecer o próximo, pois na obra de mentir e caluniar, Satanás já tem muitos aliados.

Leia Jeremias 9 #RPSP