Listen

Description

Começamos uma breve jornada pelo livro do profeta Sofonias. Ele recebeu do Senhor mensagens muito fortes contra a impiedade e todo o pecado que se praticava no povo de Deus, e fez profecias sobre o Dia do Senhor contra os israelitas da sua época. 

Deus deixa claro o envolvimento deles com a idolatria perversa de Canaã (v.4,5). O templo do Senhor ainda estava ali, mas pela cidade, via-se adoração a Baal e Moloque, a terrível divindade que exigia sacrifício de crianças queimadas vivas. Era nesse nível de maldade que havia chegado o povo. 

Mas não só os que praticavam o mal seriam atingidos pelos juízos de Deus. Sofonias também se refere aos "que deixam de seguir ao Senhor e os que não buscam o Senhor, nem perguntam por ele" (v.6). É interessante como Sofonias correlaciona a prática do mal com o fato deixar de seguir o Senhor e não perguntar por Ele. A ausência de Deus no coração cria espaço para o domínio do pecado. Não há meio termo. Nesse mundo de injustiça, a abstenção de se posicionar ao lado do Senhor é necessariamente pôr-se ao lado dos que contribuem para a propagação da injustiça.

Não decidir-se pela vontade de Deus, é decidir-se pelo mal. O ser humano não possui um coração neutro, mas na condição do pecado, nosso coração é mal; inclinado para o mau e depravado. Paulo diz que nós nascemos em condição de inimigos de Deus, e não em posição neutra. Como disse Jesus: "aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha" (Mateus 12:30).

Leia Sofonias 1 #RPSP