Em Sofonias 2, vemos juízos para as demais nações de Canaã e arredores. Mas na sua misericórdia, pede para que o seu povo faça uma auto análise. Ao mesmo tempo, faz um apelo para todos os que tinham um coração sincero: "Buscai o Senhor... porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor" (v.3).
O Senhor não preservaria o seu povo dos seus juízos sem arrependimento, da mesma forma como não preservaria esses outros povos. A justiça de Deus não dependia de um povo em particular, mas da maldade que eles praticavam, causando dor e morte. Esse era o caso de todas essas nações.
No quadro profético geral, todos os reinos deste mundo que permitem práticas de injustiça também receberão os juízos do Senhor antes da volta de Jesus. É assim que Deus conterá o avanço generalizado do mal e, ao mesmo tempo, livrará o seu povo das garras da impiedade que maltratam os inocentes. Mas querendo salvá-los, apelou: "examina-te… antes que venha sobre ti o dia da ira do Senhor" (v.1,2), "Buscai o Senhor... porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor" (v.3).
Antes da volta de Jesus, Ele nos faz hoje o mesmo apelo: Buscá-lo antes que esse Grande dia chegue, para que escondidos em Cristo, estejamos livres da justiça que esse mundo precisa receber. Nossa justiça se torna a justiça de Cristo atribuída a nós pela fé nEle. Cristo é o nosso refúgio que nos abriga da ira do Senhor, porque Ele recebeu a ira de Deus contra o pecado sobre si, para salvar todo aquele que se arrependa.
Leia Sofonias 2 #RPSP