Listen

Description

Apesar de o Senhor tanto tentar fazê-los mudar de disposição, a rebeldia dos israelitas os impediam de mudar (v.2). Eles simplesmente não aceitavam as mensagens dos profetas, não queriam se voltar para Deus, e sem arrependimento, o Senhor não permitiria que eles continuassem maltratando as pessoas.

Sofonias quer nos mostrar que não havia mais nada que o Senhor pudesse fazer para salvá-los da autodestruição. Deus precisava interromper o mal e a injustiça. Já havia clamado incessantemente, e dado exemplo pelos juízos de outras nações, mas seu povo não queria ouvir e não se arrependia.

Por fim, Deus promete que salvaria um remanescente do meio do seu povo. Era esse povo humilde que seria o novo Israel de Deus. E essas profecias representavam a vontade de Deus, mas a realização delas dependia de eles aceitarem. É por isso que, infelizmente, esse ideal não foi cumprido no passado, mas está para ser realizado com o Israel espiritual que hoje se prepara para a volta de Jesus.

E isso nos faz refletir sobre o quanto a nossa própria vida poderia ser diferente se nós continuamente escolhêssemos viver a vontade de Deus. Nossa persistência no pecado tem frustrado os sonhos de um Deus que tem prazer prazer e alegria em nos fazer felizes. Mas se nossa decisão hoje for fazer da vontade de Deus a nossa prioridade, podemos chegar ao estado de íntima comunhão que o Senhor sempre quis, e assim, abençoar nossa vida e fazer de nós um canal de bênçãos para muitas outras pessoas.

Leia Sofonias 3 #RPSP