Listen

Description

No passado, o povo de Israel havia se corrompido relacionando as bênçãos das colheitas da terra às divindades de Canaã que eles aprenderam a adorar. Mas no conjunto de instruções para a renovação dos repatriados israelitas, Zacarias é inspirado a dizer-lhes que é a Deus a quem eles devem recorrer em busca das bênçãos que precisam para a terra (v.1), e não aos ídolos (v.2).

Se por um lado Deus promete castigar os falsos líderes, por outro também promete que ele mesmo guiaria o seu povo agora (v.3). Esse conjunto de profecias deve ter sido essencial para motivar e inspirar o novo Israel que estava para surgir (v.8-10 NVI). O povo de Deus seria reunido de onde quer que tivesse sido espalhado, mesmo entre seus antigos opressores, e voltaria a ser uma só nação sob a liderança do Senhor.

Essa imagem do resgate do povo de Deus, de reuni-los de novo como a um só povo e ter o Senhor como seu guia, é também um pano de fundo nas profecias sobre a volta de Jesus. É como se hoje nós fôssemos o povo de Israel que está espalhado entre as nações e sendo oprimido pelos reinos injustos desse mundo. 

Mas o Senhor prometeu nos resgatar assim como fez com Israel, e não para nos levar à Jerusalém aqui na terra, mas à cidade que foi preparada para os filhos de Deus no Céu. É num sentido ainda mais amplo que aprendemos que as promessas do povo de Deus no passado são um espelho para as promessas que o Senhor tem para o seu povo hoje.

Leia Zacarias 10 #RPSP