Em contraste com os falsos pastores, Zacarias profetiza: "Assim diz o Senhor, meu Deus: Apascenta as ovelhas destinadas para a matança" (v.4). Tinha gente em Canaã enriquecendo por explorar o próximo, e seus líderes não se compadeciam - eis os motivos para os juízos de Deus.
Mas observe que os juízos de Deus consistiriam em entregar "cada um nas mãos do seu próximo". Ou seja, a bondade de Deus não interviria mais, impedindo as pessoas de se destruírem, deixando que recebessem sobre si o próprio mal que causavam aos outros. E a verdade é que todos nós temos essa tendência à autodestruição, mas a misericórdia de Deus atua a fim de nos preservar a vida.
É nesse cenário de rejeição ao Senhor que Zacarias nos apresenta uma outra profecia messiânica: "Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata" (v.12). Essa é uma profecia muito precisa sobre a traição de Cristo por Judas. Este verso 12 de Zacarias 11 é citado em Mateus 27:9-10. Era o valor pago para restituir a morte de um escravo (Êx.21:32). E foi exatamente este o mesmo preço que Judas aceitou dos líderes judeus para trair Jesus.
Essa mensagem precisa nos fazer pensar: por quanto menos do que 30 moedas de prata nós temos desprezado e traído o nosso Deus. E que essa reflexão nos leve a um arrependimento sincero, e a restauração completa do nosso relacionamento com o Senhor. É bem provável que essa mensagem de Zacarias tivesse essa mesma intenção para aquela nova geração de israelitas, assim como deve ter para nós hoje.
Leia Zacarias 11 #RPSP