Listen

Description

Zacarias profetiza um novo cerco contra Jerusalém, mas para nossa surpresa, diferente do que aconteceu no passado, dessa vez, Jerusalém seria vitoriosa contra seus inimigos. O próprio Senhor promete intervir para protegê-los (v.4). Deus está garantindo a permanência do seu povo.

E como tem sido bem característico do profeta Zacarias, o capítulo termina com uma nova profecia messiânica: "olharão para aquele a quem traspassaram" (v.10). Essa profecia é citada em João 19:37, para provar que a Palavra de Deus já dizia que o que aconteceria com Cristo na Cruz. João associa a profecia Zacarias 12:10 ao momento em que um dos soldados romanos, para garantir que Jesus havia morrido, o perfura com uma lança pelo lado. 

Sabemos que as profecias sobre as bênçãos do Senhor expressavam seu desejo para o seu povo. Zacarias revela o ideal de Deus para Israel. Mas eram promessas condicionais, pois dependiam da escolha deles de permanecer na aliança com Deus. 

Jesus também fez outras profecias enquanto esteve neste mundo. De forma incondicional, ele disse que voltará para levar consigo o Israel de Deus, composto de pessoas de todas as nações que o aceitarem como o Messias prometido. Mas o cumprimento dessa profecia na nossa vida, também depende da nossa aceitação à aliança que Ele fez conosco. Independente de qualquer coisa, Jesus voltará pra resgatar e reunir o seu povo, assim como fez como Antigo Israel. Mas fazer parte desse povo que será salvo, é uma escolha que cada um de nós precisa fazer.

Leia Zacarias 12 #RPSP