Listen

Description

Nessa visão, Zacarias vê que satanás estava ao lado de Josué para causar oposição (v.1). Havia muito mais envolvido do que as dificuldades de reconstrução do templo, pois uma guerra espiritual se desenvolvia, onde Satanás acusava o povo de Deus.

Josué aparece na visão com suas vestes sujas (v.3). Mas Zacarias vê a pura manifestação da graça de Deus. O pecado de Josué foi purificado, e agora, ele poderia receber novas vestes, representando que estava perdoado e apto seu ministério intercessor. Nesse sentido, Deus queria demonstrar que havia purificado todo o seu povo.

E não poderia ter uma revelação mais bonita do que vem a seguir: "eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo" (v.8). A vinda do Renovo, ou seja, do Messias, estava intimamente relacionada ao perdão de Israel - e isso apontava para o sacrifício de Jesus. Zacarias 3 é uma confirmação de que as suas promessas estavam sendo cumpridas. Deus purificou o seu povo e o trouxe de volta para si. Agora, eles deveriam andar em obediência, fiéis à aliança com Deus, e o Senhor enviaria o seu servo, o Renovo prometido.

Hoje nós sabemos que Cristo já veio uma vez, e que agora é Ele quem intercede por nós no Santuário celestial, como bem diz Hebreus. Nós precisamos andar em obediência, fiéis à aliança que Cristo fez conosco pelo Seu sangue, e o Senhor nos enviará Jesus, nosso Renovo para encerrar o plano da Redenção, e resgatar de uma vez por todas o seu povo deste mundo para nos reunir a todos na Nova Jerusalém.

Leia Zacarias 3 #RPSP