Listen

Description

Zacarias nos descreve que vê um candelabro com sete lâmpadas que são alimentadas por azeite que verte de um vaso acima delas. Esse vaso, por sua vez, recebe o azeite que vem dos ramos de duas oliveiras, um cada de cada lado. Deus estava revelando aos israelitas que voltaram do exílio que a sua presença estava com eles, e obra iria adiante, não por força, nem por poder, ou violência, como dizem outras traduções, mas pela presença do Seu Espírito. Deus estava reafirmando sua presença para abençoar a conclusão da obra. 

É belíssimo o simbolismo de Zacarias, e para nossa surpresa o vemos sendo reaplicado em Apocalipse! Mas aqui em Zacarias 4, especificamente, o centro da mensagem é dizer ao Seu povo que o próprio Senhor está entre eles, abençoando o avanço da obra, e que o Santuário será reconstruído.

Nós também recebemos todas as promessas de que precisamos para terminar a obra que recebemos do Senhor para os nossos dias. Que incentivos ainda precisamos para crer que o Senhor pode nos usar para completar a missão que nos confiou? Mesmo "quem despreza o dia dos humildes começos" (v.10) verá a obra do Senhor indo cada vez mais adiante, e o evangelho sendo propagado até os confins da terra como Jesus prometeu. E não será por força, nem por violência, mas pelo Seu Espírito.

O Senhor também lhe chama a fazer parte do pequeno grupo de fiéis que permanecerá firme, edificando a Sua obra, até vê-la terminada. Ele está com o Seu povo para garantir que chegaremos ao fim dela.

Leia Zacarias 4 #RPSP