Listen

Description

Uma das maiores preocupações do Senhor no conjunto de leis que deu por meio de Moisés para que eles vivessem em Canaã, era que eles tivessem cuidado com os mais vulneráveis. Especialmente esses quatro: a viúva, o órfão, o estrangeiro e o pobre; são costumeiramente citados pelos profetas.

Se essa nova geração de israelitas não aprendesse com as mesmas mensagens dadas aos seus antepassados, e não tivessem em conta que a verdadeira religião implicava na mudança do tratamento dessas pessoas mais frágeis, seu jejum não tinha valor para Deus. 

Em grande medida, a destruição de Jerusalém veio por causa das injustiças que os israelitas praticaram contra as pessoas vulneráveis por quem Deus tinha a maior preocupação. O Senhor não permitiria que elas continuassem clamando a Ele e sofrendo sem fazer nada. Essa nova geração precisava aprender com os erros dos seus antepassados. Se o jejum não mudasse sua forma de tratar as pessoas, para Deus, não tinha valor algum.

Quão importante é refletirmos na mesma mensagem. Toda a nossa aparência religiosa não tem valor para Deus se isso não mudar a forma como tratamos as pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Como diz Tiago: "A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo" (Tiago 1:27). Se o meu relacionamento com Deus não muda o meu relacionamento com as outras pessoas, então não é com Deus que estou me relacionando, mas apenas comigo mesmo.

Leia Zacarias 7 #RPSP