Está no ar o quarto episódio do FavelaPOD, o podcast do Observatório de Favelas!
Nesta edição, conversaremos sobre a luta negra no carnaval.
Quem disse que luta não tem a ver com festa? De origem europeia, baseado no calendário católico, o carnaval se configurou um palco de afirmação da identidade negra contra a marginalização da sua estética e religiosidade.
Há 47 anos nasceu o primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Ayê, fazendo frente à proibição de pessoas negras e periféricas nos blocos carnavalescos de uma Salvador racista da década de 1970.
Em Pernambuco, o Maracatu Nação toma as ruas desde o século XIII em cortejos com instrumentos de origem africana exaltando majestades negras e até hoje mantém íntimo vínculo com terreiros de candomblé. Dois grandes exemplos de afirmações da resistência, liberdade e majestade preta.
Caju Bezerra, Educadora do Galpão Bela Maré/Observatório de Favelas, é quem apresenta essa edição e recebe Pâmela Carvalho - Educadora, Historiadora, Gestora cultural, pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas.
- Edição – Raphael Carlão
- Trilha Sonora – Rodrigo Maré
* A entrevista desta edição do FavelaPOD foi gravada originalmente para o "Espaço de Leitura Convida Carnaval, majestade negra" parte da programação de fevereiro/2021 do Galpão Bela Maré.