JUÍZES 16:13-21
Glória – fama que se alcança pelas virtudes, talentos, ações e características excepcionais. // Ruína – Enfraquecimento que leva à destruição ou perda, abatimento, decadência, queda.
Sansão foi o último juiz de Israel antes do profeta Samuel ... seu nome pode significar “pessoa solar” ou “destruidor ... nasceu por volta de 1090 AC quando Israel era subjugada pelos Filisteus ... fruto da palavra profética do anjo do Senhor em visita à mãe e o pai (Manoá) ... era nazireu (consagrado / separado) e por conta disso devia abster-se de participar de certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstâncias (Nm 6) ... possuía uma força sobre humana ... realizou feitos memoráveis como: o estrangulamento do leão somente com as mãos // a destruição de trinta homens na sua festa de casamento // a destruição dos campos dos filisteus, usando 300 raposinhas // um segundo massacre dos filisteus que mataram sua esposa // a morte de mil homens com uma queixada de jumento // a remoção dos portões da cidade de Gaza // e a destruição do templo de Dagom, com 3.000 adoradores pagãos ... foi juiz de Israel por aproximadamente 20 anos.
A pergunta que não quer calar: Como alguém que tem tudo pra dar certo, termina sua história de maneira tão trágica e horrorosa? ... é interessante a construção deste caminho que nos remete ao fracasso, porque o oposto disto nos conduzirá às tão almejadas conquistas ... e pensando nas narrativas do nosso personagem (Sansão), quero escrutinar mais 3 motivos que podem levar uma carreira de sucesso a em um fracasso desmedido ... continuo afirmando que a proposta de hoje precisa servir de alerta para não cairmos nestas armadilhas:
Primeiro motivo - Nós podemos ir da glória à ruína quando as respostas emocionais não são validadas pelos limites da racionalização.
Segundo motivo - Nós podemos ir da glória à ruína quando o flerte com o perigo desenvolve um frágil caminho de segurança.
Terceiro motivo - Nós podemos ir da glória à ruína quando a presença das pressões fazem descarrilar ideais e princípios.
“Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.” – Provérbios 14:12