ECLESIASTES 12:1-8
Entusiasmo: Ardor que impulsiona alguém a fazer algo // Admiração apaixonada; ardor, veemência // Alegria excessiva, forte; júbilo // Exaltação que anima um escritor, um artista // Grande demonstração de felicidade // Condição de louvor do espírito da pessoa que tem, por determinação divina, a expressão de dons.
Fases da vida: infância / adolescência / adulta / velhice.
O texto, por si só, nos leva há um momento de pura nostalgia (saudade daquilo que não se tem mais) ... mas também pode ser um despertamento para um viver regrado (que tem disciplina / moderação), desfrutando dos benefícios de cada fase ... por isso eu quero repercutir 3 decisões que devemos tomar hoje e que mudará a rota da nossa história de maneira significativa, com resultados inimagináveis:
Primeira decisão - Viver “o hoje” como se fosse o primeiro dia do resto das nossas vidas.
Segunda decisão - Implementar “agora” o cultivo de bons hábitos que perdurarão por toda nossa existência.
Terceira decisão - Aceitar “já” ser dependente do dono da vida – Deus ... e nós nunca estaremos sozinhos.
“Idoso é quem ainda sente amor: Velho é quem sente saudade … Idoso é quem ainda se exercita; Velho é quem apenas descansa e reclama … Idoso é quem ainda sonha; Velho é quem apenas dorme … Idoso é quem tem um pouco mais de idade; Velho é quem perdeu a capacidade de sonhar e se divertir ... Idoso é quem ainda se renova a cada dia que começa; Velho é quem se acaba a cada noite que termina … Idoso é quem ainda tem planos; velho é quem tem apenas recordações …. Idoso é quem tem rugas bonitas, porque foram marcadas pelo sorriso e a alegria de viver; Velho é quem tem rugas feias, porque foram formadas pela amargura e o mau humor … Enfim: Idoso e velho podem ter a mesma idade no documento, mas têm idade diferente na mente, no coração e nas atitudes” – Diferença entre velho e idoso – Autor desconhecido