Listen

Description

I REIS 19:13-14

1. O que é estresse?

É a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. O estresse é um mecanismo fisiológico natural do organismo e não é necessariamente algo negativo, pois aumenta a eficiência do indivíduo. No entanto, quando ocorre por tempo prolongado ou com intensidade, terá efeitos ruins no organismo – levando a exaustão física e emocional e isto foi o que lhe trouxe fama de vilão. Todo ser humano ou animal passa por momentos de estresse durante toda sua vida, pode-se dizer que é um mecanismo de sobrevivência das espécies.

"É como se o organismo saísse temporariamente de seu estado basal para dar conta de algo novo e quando resolvida ou minimizada a questão, retornasse ao seu estado anterior" - Dr. Danielle Irigoyen da Costa

2. Quais são os estágios do estresse?

Tem que se entender que há o estresse agudo ou natural mediante situações necessárias; o estresse agudo episódico que é aquele que se repete algumas vezes mesmo sem uma situação real; estresse crônico, que é quando a pessoa já vive em constante estado de alertas, levando a extrema exaustão.

3. O que mais tem estressado as pessoas?

Os agentes que estimulam o estresse são variados. Os mais comuns relatados são:

- Relacionamentos familiares e amorosos

- Problemas financeiros

- Traumas – por roubo, separações, acidentes, etc

- Trabalho, estudos, cobranças, transito, doenças, políticas, etc.

4. Quais os problemas causados pelo estresse excessivo?

- Doenças reais e físicas em toda a área do corpo

- Doenças mentais como a depressão

- Problemas de relacionamentos pessoais, espirituais e profissionais

O estresse é o quarta maior fator de infartos no Brasil, morre aproximadamente 200 mil pessoas por ano em decorrência dele principalmente de doenças ligadas ao coração.

5. Como conseguir equilibrar o estresse?

É importante, para começar, que a gente se conheça, saiba nossos limites, para assim começar a se posicionar diante de uma situação de estresse. Exercícios físicos e atividades prazerosas que tem finalidade de oxigenar o cérebro, proporcionam uma boa higiene mental. Praticar exercícios físicos regularmente é uma excelente maneira de ajudar a controlar o estresse. Mudar o modo de pensar e ver o mundo.